Inconel

Home / Inconel

Inconel

Inconel é uma família de superligas de níquel-cromo. Ela tem como seu principal elemento o níquel e normalmente o cromo como segundo elemento. Essa família de ligas foi desenvolvida na década de 1940, por pesquisadores ingleses. A sua composição varia em função do ambiente ao qual será submetida.

As ligas de inconel são resistentes ao desgaste por corrosão, oxidação, sendo desenvolvidas para aplicações em altas temperaturas e pressão. Quando submetidos a temperaturas elevadas, o inconel forma uma camada espessa e estável de óxido que protege a superfície das peças do ambiente ao qual estão expostas. Podem ser utilizadas para proteção à corrosão de componentes que trabalham em ambientes ácidos, como, por exemplo, do ácido sulfúrico.

O inconel é normalmente aplicado por processo de soldagem. Nesse processo, o revestimento é aplicado com espessuras superiores a dois milímetros e vão ter união metalúrgica com o substrato. Nos últimos anos, a aplicação pelo processo de aspersão térmica vem ganhando espaço nas equipes de gestão da manutenção devido à velocidade de aplicação, qualidade técnica e menores custos.

A aplicação do inconel pelo processo de aspersão térmica, é vantajoso por que a característica do revestimento já é alcançado com poucos décimos de espessura, pois não acontece diluição com o substrato. Devido a essa característica, a camada aplicada fica bastante uniforme, caso precise de acabamento, requer pouca remoção de material. O volume de matéria prima utilizado é bem inferior e seu custo final também.

Como ele é aplicado na indústria?

Superligas à base de níquel apresentam, geralmente, uma resistência mecânica e capacidade de suportar altas taxas de tensão sem correr o risco de romper. Sendo assim, a soldagem com Inconel possui ótimas propriedades quando aplicada em peças que precisam suportar meios mais agressivos, resistindo, como dito anteriormente, à cenários de altas temperaturas e pressão.

Para você entender melhor como ele suporta esses cenários, essa liga se mantém estável, tendo suas propriedades mecânicas estáveis em temperaturas baixíssimas, sendo inferiores a 0ºC, ou até mesmo em temperaturas extremamente elevadas, pouco acima de 1000ºC.

Desse modo, quando falamos em meios industriais mais robustos, em que o volume de produção tende a ser muito mais alto, os níveis de componentes que são fabricados que possam vir a se tornar problemáticos ou defeituosos, deve ser o mínimo possível, sendo assim, torna o inconel como peça chave para que seja a melhor solução de aplicações de revestimento.

Onde o Inconel pode ser aplicado?:

  • 1 – Vasos de pressão que operam com produtos químicos, especialmente ácidos;
  • 2 – Hastes de termopares;
  • 3 – Peças de caldeiras – em componentes que trabalham em alta temperatura, com existência de componentes ácidos;
  • 4 – Rotores de bombas – especialmente em equipamentos que processam produtos químicos;
  • 5 – Turbo alimentadores;
  • 6 – Caldeiras de resíduos incinerados.

Onde não utilizar o revestimento de Inconel?

Os revestimentos das superligas de níquel, não são boas escolhas para superfícies que trabalham com peças que estão submetidas a mecanismo de desgaste abrasão. Quando aplicado por aspersão térmica, não aconselhamos a utilizamos em superfícies que sofrem qualquer tipo de impacto de partículas sólidas, sob pena de ocorrer desplacamento do material aplicado.

Fale Conosco

Estamos sempre prontos para melhor atendê-los.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.