Estamparia de metais é um processo no qual as chapas planas (metal e ou outras ligas) são precisamente moldadas em uma prensa de estampagem. Os materiais mais comumente utilizados no processo de estampagem incluem: aço de carbono, inoxidáveis, alumínio, zinco, níquel, titânio, latão, cobre, chumbo, celeron, teflon, fibras, outras ligas e compostos. Os métodos de estampagem produzem grandes volumes de produtos e peças. Com precisão e uniformidade. Fabricados em alta velocidade e baixo custo. As prensas de estampagem de metal são capazes de produzir peças bidimensionais e tridimensionais. Com base em técnicas de estampagem, corte e conformação.
Metais estampados como o cobre e o bronze são mais utilizados para fabricação de dispositivos em elétricos domésticos. Componentes eletrônicos para todo o setor industrial e até joias. As peças estampadas em chapas de aços, já atendem uma demanda bem maior, pois, são utilizados em quase todos os seguimentos do mercado, com destaque para: linha automobilística, ferroviário, bicicletas, motocicletas, brinquedos, aeronáutico, utensílios domésticos, enfim, praticamente em todo o setor industrial.
Durante a operação de estampagem, a chapa de metal é colocada em um molde específico, sendo pressionado por um martelo, que tem como função moldar o metal sob condições de pressão intensa. Alguns tipos de estampagem utilizam múltiplas matrizes. Assim que a estampagem é concretizada, o material normalmente é submetido a um ou mais processos secundários, como o processo de blindagem ou galvanização, o que lhes garante maior resistência à corrosão, soldabilidade e resistência ao desgaste extremo. Ao final, é feita a lavagem para remover óleos e filmes contidos no metal estampado.
As prensas de estampagem moldam o metal com aplicação de força, velocidade e precisão. Nesse processo, são usadas prensas mecânicas e hidráulicas. As quais estão disponíveis em uma ampla variedade de tamanhos, capazes de trabalhar com toneladas de cargas e com várias velocidades de funcionamento. As prensas mecânicas, por exemplo, produzem energia que é então transferida para o eixo de manivela, o eixo elétrico ou eixo excêntrico. A prensa mecânica de frame é utilizada em aplicações onde o material é alimentado manualmente, os frames em linha reta são ideais para estampagem progressiva.
Os serviços de estamparia de metais são rentáveis, pois, o processo é capaz de produzir peças e materiais de modo intensivo em níveis de produção muito maiores do que quando se utilizam outros métodos tradicionais. As peças de metal estampadas são precisas. Muitas peças feitas através de outros métodos de conformação de metal, tais como fundição, forjamento e usinagem podem ser facilmente projetadas para passar pelo método de estampagem com prensas mecânicas. A estamparia de metais permite que as peças sejam feitas com materiais mais resistentes, incluindo: o aço inoxidável, níquel, aço laminado a frio, alumínio, latão, bronze e aço galvanizado. Com a estampagem, muitas vezes os processos secundários de conformação do metal podem ser reduzidos ou completamente eliminados a fim de diminuir os custos de produção.